No próximo domingo (29), a Arquidiocese de Curitiba, em unidade com todas as Dioceses e apoio da Associação Evangelizar É Preciso, promove a programação que marca a abertura do Ano Jubilar de 2025. A abertura do Jubileu Peregrinos da Esperança na capital paranaense terá procissão e Santa Missa.
A concentração de fiéis está marcada para às 9h, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, no Centro. A saída da procissão está prevista para às 9h20, com chegada às 10h na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a Catedral Metropolitana de Curitiba, onde será celebrada a Santa Missa.
A celebração religiosa, que acolhe o pedido do Santo Padre na bula “A esperança não engana” (Rm 5,5), está descrita na Bíblia como um ano de graça, reconciliação e renovação.
Na Igreja Católica, o ano jubilar é marcado por eventos especiais de oração, conversão e indulgência. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu de 2025 é “Peregrinos da Esperança”. Em Curitiba, as orientações aos fieis e designações dos locais de peregrinação e recepção das indulgências foram publicadas em decreto do Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo.
O primeiro Jubileu da história da Igreja Católica ocorreu no ano 1.300. A celebração religiosa, que ocorre a cada 25 anos, é um período de perdão e renovação para os fieis.
Data: domingo, 29/12/2024
9h - Concentração de fieis
9h20 - Saída da Procissão
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas - Praça Senador Correia, 128 - Centro
10h - Santa Missa
Local: Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Rua Barão do Serro Azul, 31 - Centro