A elaboração do plano se deu através de um processo que incluiu pesquisas, análises, visitas técnicas e um diagnóstico completo das potencialidades turísticas de Cerro Azul e das empresas do setor na cidade. Após o desenvolvimento destas etapas, foram produzidos relatórios que, juntos, formam o documento final, apresentado nesta quarta-feira e validado pelo recém-estruturado conselho municipal de turismo.
Valorização da economia local
A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, reforça que o plano é um documento de orientação para o setor turístico de Cerro Azul e que, a partir dele, a economia local poderá ser impulsionada em diferentes setores da economia da cidade.
"O plano visa transformar o turismo em uma oportunidade de desenvolvimento econômico sustentável. Com o maior fluxo de turistas, estimula-se a abertura de novos negócios, como hospedagens, restaurantes, bares, agências de viagens e comércios locais que vão atender a essa demanda. O turismo também potencializa a agricultura, com a venda de produtos típicos, e o aspecto cultural, das tradições locais", explica Fernanda.
Para o prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, a elaboração do plano é fundamental para orientar diversos segmentos do turismo local e coordenar esforços de diferentes setores para que, juntos, possam impulsionar a economia do Município por meio da presença dos turistas.
"A nossa expectativa é avançar na exploração turística, especialmente pelo potencial agrícola do Município. Podemos explorar opções junto à produção de ponkan, atividades na natureza, gastronomia, artesanato, a própria Rota da Princesa, que é estrada que chega à cidade a partir de Rio Branco do Sul, entre outras oportunidades. Com o plano, vamos ter uma ferramenta para conscientizar a população, capacitar os profissionais de hotéis e restaurantes e, assim, atingir a expectativa do turista e fortalecer a nossa economia", ressalta Magari.
Ivan Silva Evangelista, consultor do Sebrae/PR, e o Prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, na apresentação do Plano Municipal de Turismo da cidade.
Apoio ao turismo local
O Plano Municipal de Turismo é uma exigência para, por exemplo, o Município poder captar recursos dos governos estadual e federal. Na sua elaboração, foi produzido um inventário dos atrativos turísticos e houve a montagem de um planejamento participativo, que inclui a consolidação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Turístico (Codetur).
Para produzir o documento, além de levantamentos técnicos, ocorreram reuniões entre a equipe do Sebrae/PR, representantes do Prefeitura, do próprio Codetur e empresários de Cerro Azul, para uma definição concreta sobre os rumos do setor no Município.