A Prefeitura de São José dos Pinhais instalou 35 novos contentores para óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, em pontos de coleta distribuídos em locais estratégicos do município. Os ecopontos foram instalados nas sedes das secretarias, subprefeituras, terminais e CRAS, para que a população possa descartar os resíduos de forma correta.
Todo o óleo de cozinha é coletado e gerido pelo programa Olho no Óleo, que encaminha os resíduos às associações de catadores participantes do Programa Recicla São José, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente. As pilhas e baterias são destinadas à empresa Sete Ambiental, que realiza a coleta voluntária.
Quando o óleo é descartado inadequadamente nas redes coletoras de esgoto, ele tende a solidificar e aderir às paredes das tubulações, acumulando-se com o tempo e obstruindo o fluxo normal do resíduo. Isso pode provocar entupimentos, extravasamentos e até o retorno do esgoto para dentro dos imóveis. Esse problema afeta não apenas o meio ambiente, com a contaminação do lençol freático, mas também a saúde da população.
Pilhas e baterias contêm metais pesados e substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio e lítio, que, ao se desintegrarem, podem vazar para o solo e para corpos d’água. Isso contamina os ecossistemas e pode afetar a fauna e flora. O contato direto ou o consumo de água contaminada por esses produtos pode causar sérios problemas de saúde, incluindo intoxicações, problemas renais, respiratórios, neurológicos e até câncer, dependendo da substância tóxica envolvida.