Neste sábado (12), o Coritiba Foot Ball Club celebra 115 anos de fundação. Com uma história marcada por grandes conquistas, campeão brasileiro de 1985 e com 39 títulos estaduais, o clube é um orgulho para seus torcedores.
Foi o interesse de jovens curitibanos convidados para disputar uma partida de futebol em 24 de outubro de 1909 na cidade de Ponta Grossa (PR) que deu origem ao clube. O grupo começou a organizar a viagem no dia 12, que foi a data escolhida para a fundação do Coxa, chamado inicialmente de Coritibano Foot Ball Club.
A mudança para o nome atual veio em 21 de abril de 1910.
Ao longo de uma rica história secular, o Coritiba viveu o seu ápice em 1985, quando sagrou-se campeão brasileiro sob o comando do técnico Ênio Andrade.
Naquela competição, o Coritiba ganhou o returno da primeira fase – o modelo atual só começou em 2003 – e na etapa seguinte ficou num grupo com Sport, Joinville e Corinthians, no qual obteve o primeiro lugar, classificando-se às semifinais.
O Atlético-MG foi seu adversário na luta por uma vaga à final do Brasileiro. O Coritiba venceu em casa o Galo por 1 a 0 e no jogo em Minas Gerais houve empate sem gols.
Na final, em jogo único, enfrentou o Bangu num Maracanã lotado, com todas as torcidas dos grandes do Rio se juntando ao clube da zona oeste carioca. Índio fez 1 a 0 para o Coritiba e Lulinha empatou. O placar de 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis, com melhor aproveitamento do time paranaense.
O feito foi comemorado durante toda a madrugada seguinte ao jogo em vários municípios do Paraná, incluindo, claro, a capital, com carreatas e fogos de artifício. Um dia memorável para o Coritiba e para o futebol brasileiro.