noticias Seja bem vindo ao nosso site Tribuna Metropolitana!

Brasil

Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste

Publicada em 20/10/23 às 15:32h - 28 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste  Compartilhar a noticia Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste  Compartilhar a noticia Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste

Link da Notícia:

Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste
 (Foto: Divulgação/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou, nesta sexta-feira (20), durante o 9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em São Paulo, um balanço sobre as ações da Vigilância em Saúde do Estado, que envolve os campos de cuidado humano, animal e ambiental.

Uma experiência destacada foi o controle da Febre Amarela, por meio da implantação do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss), desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e que hoje monitora todos os 399 municípios do Estado. O Paraná foi pioneiro no Brasil a utilizar o sistema que, em linhas gerais, ajuda a traçar os locais de dispersão do vírus, permitindo que as equipes técnicas façam o desenho dos corredores ecológicos, rotas de possível circulação e amplificação do vírus amarílico. Neste ano, nenhum caso humano de febre amarela foi registrado.

"A vigilância desempenha um papel central tanto na prevenção quanto na avaliação das condições epidemiológicas do Paraná em tempo real. Temos buscado expandir nossa capacidade de atuação e os resultados se mostram valorosos, promovendo nosso maior objetivo: a segurança dos paranaenses", destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
DENGUE - O monitoramento laboratorial da dengue também foi destaque durante o encontro, principalmente pelo Programa Vigilante, iniciativa da Sesa em parceria com o Laboratório Central do Paraná (Lacen). Com 65 unidades de vigilância distribuídas pelo Estado, é possível coletar regularmente amostras de pacientes ambulatoriais que apresentam suspeitas de dengue, fortalecendo o acompanhamento da evolução epidemiológica do vírus no Estado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41-99922-9598

Visitas: 26158
Usuários Online: 43
Copyright (c) 2024 - Tribuna Metropolitana
Converse conosco pelo Whatsapp!