A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) firmaram nesta segunda-feira (27) um convênio de parceria. O acordo tem como objetivo fortalecer ações conjuntas voltadas para a defesa agropecuária oficial do Estado, promovendo avanços na saúde animal, prevenção e controle de zoonoses e ações educativas.
O termo de cooperação foi assinado pelo diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; e pelo presidente do CRMV-PR, Adolfo Yoshiaki Sasaki.
O convênio prevê iniciativas educativas e campanhas de conscientização para o setor produtivo, promovendo práticas sustentáveis de manejo e a segurança dos alimentos. As entidades também se comprometem com ações como a capacitação de médicos veterinários, o compartilhamento de informações estratégicas e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à saúde animal e à inspeção de produtos de origem animal.
Além disso, a cooperação entre as entidades abrange a ampliação do Sistema de Informação Zoossanitária (SIZ), aumentando a eficiência no monitoramento e notificação de doenças animais, fortalecendo a segurança sanitária no setor agropecuário do Paraná.
"É uma satisfação enorme assinar este termo de cooperação, pois agora trazemos o Conselho Regional de Medicina Veterinária para somar esforços ao Estado no monitoramento e prevenção da entrada de doenças", destacou Otamir Cesar Martins.