A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) concluiu mais uma etapa fundamental do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com a realização das oficinas técnicas. Encerrado na última semana, o ciclo reuniu representantes da sociedade civil, instituições técnicas e autoridades municipais em Curitiba, Lapa e Rio Branco do Sul.
Durante seis dias de encontros, técnicos e representantes das comunidades metropolitanas contribuíram com propostas baseadas nas diretrizes estabelecidas para esta terceira fase do plano. “Tivemos ampla participação, com mais de uma centena de pessoas em cada dia de atividades”, destacou Ruan Victor Amaral, do Setor de Planejamento da Amep.
O diretor-presidente da Agência, Gilson Santos, destacou que o PDUI é um instrumento essencial para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da Região Metropolitana de Curitiba. “A presença nas oficinas técnicas demonstra o compromisso da sociedade e das instituições com esse processo. As contribuições recebidas serão fundamentais para a construção de diretrizes que atendam as reais necessidades dos municípios e garantam um futuro mais integrado para toda a RMC”, explicou.
A população participou ativamente da formulação de propostas para as Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), abordando temas como Desenvolvimento Social e Patrimônio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mobilidade, Habitação de Interesse Social e Planejamento Territorial e Uso do Solo.